O que é Ciclo Circadiano e como ele influencia nossas vidas?

Atualizado: 15 de Mar de 2019


Você acredita que o seu humor e rendimento podem ser afetados pela intensidade e cor da luz a que está exposto?


Um estudo realizado pela Philips Lighting em uma escola de ensino fundamental nos Estados Unidos comprovou esta ideia. A iluminação da sala de aula foi ajustada para 12000K durante os primeiros 30 minutos, pela manhã, para encerrar o que restou do ciclo do sono das crianças e "ativar" o seu ciclo diurno. Para estudos "normais" e períodos de atividade de aprendizagem, as temperatudas de cor foram ajustadas entre 5000K e 6500K. Também foi percebido que o nível de intensidade da luz poderia ser dobrada para aulas que exigiam leitura e escrita.


Depois do final das aulas e durante o período de descanso, as luzes das salas de aula foram ajustadas para 2700K, a fim de proporcionar um efeito calmante. Os resultados demonstraram um aumento de 33% na performance acadêmica, comparado com o grupo de controle, que não teve alterações intensidade ou na cor da iluminação durante seus dias de aula.


O Ciclo Circadiano explica esse aumento de performance. Segundo estudos a luz e a escuridão controlam a produção hormonal do nosso corpo. A luz auxilia na produção de dopamina, responsável pelo prazer, alertar e coordenar os músculos; serotonina, que controla o impulso e o desejo por carboidratos; e o cortisol, que responde ao estresse. À noite, a melatonina é produzida em nosso corpo, o que nos permite dormir melhor.





Este ciclo é perfeitamente balanceado pela luz natural. Porém, desde a invenção da lâmpada de Edison, somos expostos a um novo Ciclo Circadiano. Antes, passávamos 90% do nosso tempo ao ar livre, enquanto atualmente, passamos a maior parte do tempo em ambientes fechados, sob luz elétrica. Durante nosso período de trabalho ficamos expostos à uma luz que não varia sua intensidade e cor, o que pode acarretar em uma deficiência na produção dos hormônios citados acima.


Imagine o experimento da Philips em outros ambientes, poderíamos verificar o mesmo aumento de performance? Será que seu ambiente de trabalho seria mais produtivo se houvesse uma iluminação adequada?

158 visualizações

R. Eng. Júlio César de Souza Araújo, 220

Cidade Industrial | Curitiba - PR | 81290-270

contato@mantraco.com.br

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Preto Ícone Flickr