Peças de LED Integrado têm prazo de validade?


Pendente Veneza


O LED chegou para tomar conta do mercado de iluminação, segundo a Associação Brasileira de Indústria de Iluminação (ABILUX), em 2014 foram consumidas 20 milhões de lâmpadas de LED no Brasil, e no mundo 24 bilhões (revista Lumiére Eletric), projetando um crescimento de 10% até 2022.


Com os avanços da tecnologia, as mesmas lâmpadas de LED que revolucionaram o mercado de iluminação estão evoluindo e se adaptando às necessidades do consumidor. Uma nova tendência que está começando a ter força é a integração dos LEDs diretamente nas peças de iluminação. Com isso os produtos já chegam completos ao consumidor, sem a necessidade de adquirir lâmpadas ou componentes separadamente.


Apesar dessa integração dos LED facilitar na hora da compra, ainda gera muita preocupação. Mesmo que a expectativa de vida de um diodo de LED (50.000 horas) ser consideravelmente maior do que de lâmpadas incandescentes (1.000 horas), o consumidor sempre se pergunta: “Se houver algum problema com o LED eu tenho que jogar a peça inteira fora?”. A integração pode gerar a impressão de que o seu pendente de LED Integrado agora tem uma data de validade, mas isso não é verdade.


Substituição LED

A mAntra tem produtos de LED Integrado a mais de 5 anos, e por isso entende todos os fatores que podem ameaçar a vida útil de um produto. Pensando nisso os produtos mais atuais com essa característica possuem componentes individuais e de fácil acesso, permitindo que a manutenção ou troca de um componente de LED seja feito por qualquer pessoa, sem a necessidade de um profissional especializado em iluminação ou elétrica.

As falhas mais recorrentes em produtos de LED Integrado não ocorrem no diodo do LED, mas sim no driver da peça. Esse driver é o componente que converte e regula a corrente elétrica que chega no LED propriamente dito. Com isso em mente os novos lançamentos da mAntra possuem canoplas magnetizadas, permitindo um acesso ao driver com o produto ainda instalado.


O LED já é uma realidade no mercado de iluminação e, na medida que a tecnologia evolui, a sua participação no mercado será cada vez maior. É importante que o público acompanhe essa tendência e entenda que toda mudança traz dificuldades e novos problemas. Cabe às empresas de iluminação pensar em soluções e formas de tirar o estigma de tecnologias que trarão benefícios para o consumidor e para o meio ambiente.


Se interessou pelas soluções da mAntra para LED Integrado? Quer saber mais sobre a mAntra? Entre em contato conosco.

253 visualizações

R. Eng. Júlio César de Souza Araújo, 220

Cidade Industrial | Curitiba - PR | 81290-270

contato@mantraco.com.br

+55 41 3026 8081